01/08/2019 - Doce Atitude

Mitos e verdades sobre a amamentação

A Semana Mundial da Amamentação começa hoje (01/07)! Você sabe a importância da amamentação tanto para as mamães quanto para os bebês? O aleitamento materno contém todos os nutrientes que os pequenos precisam para crescerem fortes, saudáveis e criarem anticorpos para se protegerem contra inúmeras doenças. Mas, infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam em falsas informações sobre essa prática natural e tão importante. Confira abaixo as verdades e os mitos sobre a amamentação:

 

Os bebês não precisam beber água

  • Verdade. Enquanto a criança estiver amamentando, ela receberá a quantidade exata de líquido que o seu corpo precisa. Portanto, a água (neste período) não é necessária!

 

O leite pode ser fraco

X Mito. O corpo da mamãe produz o leite com os nutrientes necessários para o bebê crescer forte e saudável. Não existe “leite fraco”.

 

Amamentação pode doer

Verdadeiro em partes. O ato de amamentar pode causar desconforto nos primeiros dias, pois a mama tende a ficar inchada. Porém, se a dor for intensa e continuar, é necessário procurar o médico para orientá-la sobre a posição do bebê no ato de amamentar. Possivelmente o bebê está sugando a mama de forma errada, podendo machucar a região e aumentar a sensibilidade local.

 

Amamentar emagrece

  • Verdade. O corpo pode queimar cerca de 700 calorias para produzir o leite – isso todos os dias. Então, por consequência, você perde peso. Mas não pode “colocar o pé na jaca” e exagerar, ingerindo alimentos não saudáveis – porque isso só será prejudicial e não ajudará na perda de peso.

 

O bebê mama a cada 3 horas

 

X Mito. Cada bebê sente fome no seu tempo. A mamãe deve amamentá-lo toda vez que o mesmo sentir vontade e isso pode variar muito de caso à caso. Mas vale ficar de olho: se o neném não está mamando o suficiente, deve-se procurar orientação médica.

 

A amamentação é exclusiva até 6 meses

 

  • Verdade. O recomendado é nutrir o bebê somente o aleitamento materno até os 6 meses. Depois disso, é importante introduzir alimentos sólidos e também líquidos, intercalando com o leite (até os 2 anos). O correto é buscar orientação de um nutricionista especializado em Introdução Alimentar.

 

 

E aí mamães, gostaram das nossas dicas? Aproveite bastante essa época com o seu bebê, pois amamentar fortalece o vínculo e é um momento único entre vocês dois.

 

Caso queira saber de mais dicas, acesse o site: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2018/10/mitos-e-verdades-da-amamentacao.htm



#dicas

Veja também

Curta as férias em família

Entreter crianças não é uma tarefa...

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

8 cuidados que você deve ter com crianças no carnaval

O povo brasileiro é conhecido intern...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...