01/11/2018 - Doce Atitude

Brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento infantil

           Quer algo mais prazeroso do que aprender brincando? Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo “Center on the Developing Child”, na universidade de Harvard, algumas habilidades consideradas essenciais na vida adulta, como controlar as emoções e focar a atenção, podem ser desenvolvidas a partir de brincadeiras. Confira as nossas dicas para cada fase da infância:

 

8 a 12 meses

Nessa fase, é muito importante incentivar o bebê a ficar de pé, dar os primeiros passos, ajudá-lo a subir em locais baixos. Brincadeiras como encaixar peças, explorar cômodos e criar ordens para montar os brinquedos é essencial para o desenvolvimento motor. Incentive o seu filho a explorar atividades novas.

 

18 a 36 meses

É uma etapa de desenvolvimento da linguagem, portanto busque descrever as brincadeiras e as ações. Dessa maneira, o seu filho entende que há regras para os jogos, como também explora mais a nossa língua. Não deixe de lado atividades que exigem mais exercício, como jogar bola, correr e pular.

 

3 a 5 anos

Chegou a hora de explorar mais a fundo as funções executivas – criando mais autonomia nos pequenos. Incentive as brincadeiras em grupo, para ensinar sobre a cooperação e o convívio em uma sociedade. Estimule a criança a contar histórias, pois isso auxilia no desenvolvimento da memória. Jogos com músicas também são válidos para sincronizar ritmos, ações e movimento do corpo.

 

5 a 7 anos

Priorize jogos que desenvolvam o foco e a memória – busque brincadeiras desafiadoras como Uno, Damas ou Batalha Naval, que exigem mais atenção. As mais corporais, como pega-pega, queimada e dança da cadeira são ótimas para o entendimento das regras do convívio em grupo.

 

7 a 12 anos

Agora é a hora de aumentar a complexidade das atividades, criando novas regras e desafios mais elaborados. Aposte em palavras-cruzadas, jogos de baralhos e cubo mágico, pois estas brincadeiras estimulam a memória operacional e desafiam o cérebro. Matricule o seu filho em esportes, aulas instrumentais e de dança, a fim de exercer as funções executivas.

 

           E aí, que tal entrar na brincadeira com o seu filhote para ajudá-lo no desenvolvimento ao longo da infância? 

 

 

Referências: BBC https://goo.gl/LmsNFV e Desenvolvimento Infantil https://goo.gl/cSknYS



#brincadeira

Veja também

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...

5 motivos para incentivar a música na vida do seu filho

      Desde ...

Abrindo espaço para o novo

      &...