17/09/2019 - Doce Atitude

As emoções das crianças têm muito a falar. Saiba escutá-las!

Antes de tudo, é muito importante enfatizar que problemas psicológicos devem ser tratados com profissionais da saúde. Portanto, se você notar que o seu filho está precisando de ajuda, não hesite em procurar auxílio de um psicólogo infantil. ;)

 

O Setembro Amarelo visa conscientizar toda a população sobre a saúde da mente e é focado muito nos adolescentes, jovens e adultos. Mas você também já parou para pensar que as emoções na infância têm muito a dizer e muitas vezes são ignoradas? Se liga nas 4 dicas que separamos que podem te ajudar a lidar com os sentimentos do seu filhote:

 

Dê espaço para expressarem os seus sentimentos

Normalmente, adultos evitam chorar. Reprimem as emoções ruins para que estas não afetem o dia a dia no trabalho, por exemplo. Mas as crianças precisam sentirem-se seguras para expressar todo o tipo de sentimento, seja ele bom ou ruim. Então, permita que o seu filhote chore, sinta medo, frustração e até mesmo raiva. O contato com esses sentimentos ajuda a delimitar limites e a intensidade de cada um. Tudo em equilíbrio traz bem-estar!

 

Instigue, mas saiba ouvir

A hora das refeições pode ser uma boa para que haja um diálogo sobre como está sendo o dia. Pergunte e instigue o seu filhote a falar sobre a escola, os amiguinhos, o que está assistindo, sobre brincadeiras, sobre medos e muito mais. E, quando ele estiver pronto, saiba ouvir. Demonstre que a família está presente e se preocupa com as emoções dele, sejam elas quaisquer.

 

Aposte em brincadeiras

O lúdico pode ser uma excelente maneira de extrair sentimentos. Seja por um desenho ou atividades em grupo, a brincadeira traz liberdade, instiga a criatividade e faz com que as crianças explorem mais. Dessa maneira, emoções também são liberadas, como: adrenalina, felicidade e até mesmo o medo. Use essa ferramenta como uma aliada.

 

O afeto é importante

Demonstre afeto: abrace, diga que o ama, seja presente. Mostre ao seu filhote que ele tem 100% da sua atenção quando estão juntos. Isso fortifica o laço entre vocês e traz confiança à criança, fazendo com que eReferência:  https://bit.ly/2kjuSjnla se sinta segura para compartilhar todo o tipo de sentimento e emoções.

 

Essas dicas foram úteis para você? Comenta lá no nosso facebook “Doce Atitude”, que nós ficaremos muito felizes.

Referência:  https://bit.ly/2kjuSjn



#saude

Veja também

Curta as férias em família

Entreter crianças não é uma tarefa...

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

8 cuidados que você deve ter com crianças no carnaval

O povo brasileiro é conhecido intern...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...